Conversão da renda vitalícia em capital, quanto tempo dura meu dinheiro?

Uma forma simples para você fazer seu planejamento financeiro familiar

Aposentado duvida duracao 

Os grupos de WhatsApp de aposentados da Cemig fervilharam de comentários sobre a intenção da Forluz de realizar uma reforma no Plano A, com uma mudança do regulamento para permitir ao assistido transformar sua renda vitalícia em capital com recebimento mensal em quotas.

 

Por causa da intranquilidade que essa possibilidade gerou no meio dos participantes do Plano A, as associações que nos representam, AEA e ABCF, dedicaram atenção especial ao assunto. A AEA criou um grupo de técnicos participantes da Forluz com experiência em questões previdenciárias e financeiras para estudar o assunto. Denominado GT Técnico Forluz o grupo produziu um vídeo que a AEA veiculou no site e no Youtube e a ABCF postou em seu site. 

Neste vídeo discutimos a questão fundamental que nos incomoda: a possibilidade de o capital acabar ainda durante nossa vida. Ou seja, o capital acaba no momento mais crítico de nossas vidas.  Se ainda não assistiu o vídeo, acesse o link abaixo para ver a versão Youtube da AEA:

Link para acessar video da AEA

 É natural que, quando ao assistir o vídeo, você se pergunte: como vou calcular a minha renda convertida e a duração de meu capital? Responder a esta questão é o objetivo desse artigo.

Nessa conversa vou lhe mostrar uma forma muito simples de cálculo do capital convertido e, por meio de uma planilha simples de Excel, um modelo de cálculo da duração de seu capital.

No artigo anterior “Reversão da renda vitalícia para quotas – o Caso Forluz” recebi uma série de sugestões muito interessantes e uma, bem fundamentada, questionava se o modelo atuarial utilizado produzia valores que, no total, reproduziam o Passivo Atuarial do Plano A, apresentado no balanço da Forluz.

Naquele artigo, apresentei uma planilha com um modelo de cálculo atuarial produzido pela  Consultoria Willis Tower Watson (na época contratada pela Forluz) que foi publicado no jornal Valor Econômico em 04/11/2019.

A Forluz acaba de publicar as Demonstrações Financeiras de 2019, com o valor do Passivo que mostro abaixo:

Balanco Forluz duracao 19

 Fonte: https://www.forluz.org.br/DocumentosPortal/Demonstra%C3%A7%C3%B5es%20Financeiras/Demonstra%C3%A7%C3%B5es%20Financeiras%202019.pdf

Observe que o Passivo é de R$ 7.314,81 milhões. Esse é o capital total que a Forluz tem que ter no Plano A para pagar até o último benefício do último assistido.  Isso significa o total da soma do “capital” de todos os participantes, calculado pela Tábua de Mortalidade, com determinada taxa anual de juros, até o fim da vida de cada um.

Para calcular este valor na data de hoje, a matemática financeira apresenta um método de “cálculo do valor atual de pagamentos futuros”. Ou seja, calcula-se todos os recebimentos que todos os assistidos terão (por isso a Tábua de Mortalidade) e utiliza-se de uma “taxa de desconto” (a taxa de juros de 5% que a Tower utilizou no modelo atuarial para manter a coerência). 

Para quem não é familiarizado com o conceito, é a mesma lógica que utilizamos quando vamos antecipar um pagamento e pedimos um desconto.

Você vai encontrar a seguir duas tabelas que possibilitam o cálculo da capital convertido pelos dois métodos, com uma simples multiplicação. É claro que os valores não são absolutamente iguais. Primeiro porque o modelo atuarial foi criado com uso de modelo estatístico de regressão com os valores dos exemplos do artigo da Tower. Segundo, porque a Tábua de Mortalidade que utilizei no método do valor atual foi a Tábua do IBGE 2018, por ser de fácil acesso na internet.
Tabelas conjuntas duracao

Modelo Atuarial

Basta você encontrar sua idade e multiplicar sua complementação atual pelo fator da coluna da direita. Para exemplificar, vamos calcular os valores da tabela de exemplos do jornal. 

Para idades menores que 60 anos, some o valor 3,633 para cada ano inferior a 60. Para idades maiores que 80 anos, subtraia o mesmo valor para cada ano.  Assim, no exemplo abaixo, para a idade de 82 anos o multiplicador é:

90,318 – 2x3633 = 83,052

Exemplos valor duracao

Modelo do Valor Atual dos Recebimentos Futuros

Para calcular o valor atual das rendas futuras, temos que ter em vista um horizonte de tempo, ou seja, a expectativa de vida do participante. Para isso, busquei a Tábua de Mortalidade 2018 do IBGE por ser de fácil acesso para quem quiser consultar. Veja o exemplo abaixo.
Tabua IBGE duracao

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9126-tabuas-completas-de-mortalidade.html?=&t=resultadoshttps

Observe que os valores das duas tabelas são muito parecidos. Só por uma enorme coincidência os valores seriam iguais. No entanto, a aplicação de qualquer uma das tabelas vai calcular seu capital convertido com uma aproximação muito boa.

Cálculo da duração do capital

A duração do capital convertido depende do valor mensal que você quer receber, da expectativa de rentabilidade futura das aplicações financeiras e do valor total do capital que você pensa gastar. 

Para esse cálculo, temos que utilizar uma planilha de Excel para podermos calcular as rentabilidades mensais dos saldos restantes do capital. Procurei preparar uma planilha de acesso facílimo, com poucos dados para você preencher.

Veja a figura abaixo.Você deve preencher as células amarelas com as informações pedidas. As demais células apresentam os resultados de cálculos e estão protegidas.

Planilha 1 duracao

Observe que a planilha permite que você faça simulações com valores diferentes para a renda mensal e para o capital total que pretende gastar.

Você vai encontrar na planilha a tabela com os valores resultantes do capital no início de cada ano, com a renda mensal corrigida e com os valores no final do ano. Veja a figura abaixo.

Planilha 2 duracao

Com as duas tabelas para calcular o valor do capital convertido você terá uma excelente ideia do que a Forluz vai lhe propor. Com a planilha, você pode fazer as simulações para seu planejamento financeiro futuro, de uma forma muito simples.

Planilha para calcular a duração de seu capital convertido

Se você tem intimidade com Excel e quer ver a planilha toda para cálculo das tabelas de conversão apresentadas, acesse a pasta de trabalho abaixo:

Pasta de trabalho Excel completa

Até nosso próximo encontro na série: "Não mexam na minha aposentadoria"........rsrsrs 

 


Imprimir  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar