PLANEJE A DURAÇÃO DE SEU CAPITAL

Conversão da renda vitalícia em capital no Plano A

Planejando financas rev 2Após a publicação do último artigo “Conversão da renda vitalícia em capital, quanto tempo dura meu dinheiro?” recebi algumas sugestões e, com base nelas, refiz a planilha de Excel que permite você calcular a duração de seu capital.

Agora, além de calcular o valor do capital convertido com base no modelo atuarial, você pode realizar seu planejamento financeiro, calculando a duração de seu capital com base na renda mensal que você quiser.

 

Você precisa digitar apenas 4 valores:

a) Sua renda atual

b) Sua idade

c) A renda futura que deseja, que pode ser a atual

d) Sua previsão de rentabilidade anual do dinheiro aplicado.

É claro que a duração do capital convertido depende do valor mensal que você quer receber, da expectativa de rentabilidade futura das aplicações financeiras e do valor total do capital que você pensa gastar. 

Assim, para esse cálculo, temos que utilizar uma planilha de Excel para podermos calcular as rentabilidades mensais dos saldos restantes do capital. Procurei preparar uma planilha de acesso facílimo, necessitando apenas do preenchimento dos dados citados acima.

Veja a figura abaixo.Você deve preencher as células amarelas com as informações pedidas. As demais células apresentam os resultados de cálculos. 

Planejando duracao rev 2

A planilha está preparada para calcular durações até 25 anos. Se você for muito econômico e fizer um planejamento de gastos que resulte numa duração maior de seu capital, a planilha lhe apresentará uma mensagem, conforme a figura abaixo.

Planejando duracao 1 rev 2

Você vai encontrar na planilha a tabela com os valores resultantes do capital no início de cada ano, com a renda mensal corrigida e com os valores no final do ano, apenas para sua conferência. 

Planejando duracao 2 rev 2

Com essa planilha, você pode fazer seu planejamento de renda e duração do capital. Mas, não se esqueça de fazer, previamente, um planejamento de seu orçamento de gastos. 

Até nosso próximo encontro na série “não mexa na minha aposentadoria!”

Planilha para você realizar seu planejamento financeiro

 

 

 


Imprimir  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar